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Como detectar conversões no WhatsApp para campanhas no Google Ads

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Você está usando o WhatsApp como canal de comunicação para o seu negócio, porém não sabe como pode detectar conversões no WhatsApp. provavelmente já se perguntou como medir o impacto das suas campanhas no Google Ads. Fica comigo, irei te ensinar de maneira simples como é possível usar o Google Tag Manager (GTM) para detectar os clicks em links do WhatsApp e usá-los como conversões de chamadas no Google Ads. Neste artigo irei te ensinar como configurar em poucos passos o seu pixel de conversão através do GTM.

O que é o Google Tag Manager?

Se você ainda não tem uma conta no Google Tag Manager (GTM), confira nosso post sobre como criar uma conta e configurar suas primeiras tags. Porém de maneira resumida para que possamos seguir, o GTM nada mais é que uma ferramenta gratuita e indispensável para gerenciar ações em sua páginas sem a necessidade de acessar o código fonte do seu site, usaremos essa vantagem para detecção de conversões de chamada do WhatsApp no Google Ads. Com o GTM, você pode adicionar, editar e remover tags de forma simples e rápida, sem precisar acessar o código do seu site. E o melhor de tudo: ele é integrado com diversas outras ferramentas do Google, como o Google Analytics e o Google Ads, o que facilita ainda mais nossas vida.

Passo a passo para configurar o GTM para detectar cliques em links do WhatsApp

Para configurar o GTM para detectar clicks em links do WhatsApp, siga os seguintes passos:

Passo 1: Permita a opção para que o GTM passe a detectar clicks em Links

  1. Faça login no GTM e acesse a sua conta.
  2. Clique em “Variáveis” no menu lateral esquerdo.
  3. Clique agora em “Configurações”.

Ira abrir uma nova janela lateral onde você ira procurar a seção de “Cliques”, procure por “Click em URL”. (Em alguns casos o “Click em URL” pode não ser devido a linguagem usada no site  como sites realizado em Next.js. Nesses casos usamos o “Click ID” que funcionara da mesma forma porém ao invés de usarmos o link do WhatsApp, usamos o Id do acionador.)

Passo 2: Agora iremos crie o pixel de conversão dentro do Google Ads para detectar as chamadas do Whatsapp

Vamos agora criar o pixel de conversão do Google Ads para identificar as chamadas no whatsapp que vieram de sua campanha, estarei deixando o passo a passo, porém se tem interesse em entender mais sobre Conversões no Google Ads ou Como Criar suas primeiras Tags no Google Ads acesse os artigos marcados.

  1. Acesse sua conta do Google Ads e clique em “Ferramentas e configurações” no menu superior.
  2. Selecione “Conversões” na seção “Medição”.
  3. Clique no botão azul “+ Conversão” para criar uma nova tag de conversão.
  4. Selecione “Chamadas” como tipo de conversão.
  5. Escolha “WhatsApp” como fonte de chamada.
  6. Defina a ação de conversão que deseja rastrear, como “Chamadas iniciadas” ou “Duração da chamada”.
  7. Personalize as configurações adicionais, como o valor da conversão e o período de janela de conversão.
  8. Copie o código de acompanhamento da tag de conversão e cole-o no GTM em uma nova tag de acompanhamento de conversão.
  9. Adicione um acionador de clique ao seu link de chamada do WhatsApp no GTM para ativar a tag de acompanhamento de conversão.
  10. Salve as alterações no GTM e publique-as para que elas entrem em vigor em seu site.

Passo 3: Configurando o pixel de conversão do Google Ads no GTM para detectar os Cliques no Whatsapp

Agora que temos as tags do google, nos resta integrar elas ao Google Tag Manager para disparar o pixel toda a vez que um cliente usar o whatsapp

  • Volte ao GTM e clique em “Tag” depois em “Nova”

  • Com a nova guia lateral, selecione “Configurações de Tag” e carregara uma nova aba com uma lista de aplicativos.
  • Você ira perceber que temos duas opções de tag para o Google Ads, porém nesse tutorial iremos usar o “Acompanhamento de conversões do Google Ads”.
  • Preencha com os dados do Pixel de conversão que criamos anteriormente no Google Ads e finalize criando a “A tag do Vinculador de conversões” que é solicitado.
  • Role um pouco a página para adicionarmos agora os acionadores.
  • Novamente surgira uma nova guia, clique no símbolo de mais “+” no canto superior direito para adicionarmos um novo modelo de acionador.

  • Clique no container onde diz “Configuração do acionador”.
  • Na nova guia procure na seção “Clique” a categoria “Apenas links”
  • Veja que estamos preste a dizer ao Google que o clique em um dos botões da página que possui um link especifico deve ser contabilizado como conversão.

Entenda que essa configuração não se limita a um simples comando para detectar acessos no WhatsApp, você consegue criar funil de vendas, monitoramento de páginas especifica, redirecionamentos entre diversas outras possibilidade.

  • Para configurar o acionador selecione “Alguns cliques em links” Escolha o acionamento para “Click URL” marque a opção “Contém” na guia seguinte (Aqui estamos dizendo que para acionar a tag o link precisa ter os próximos parâmetros integrado no link), na última guia cole o link do WhatsApp que se encontra em seu botão.

Recomendações Importante para evitar erros

  • No exemplo estaremos usando “api.whatsapp.com”.
  • Contudo recomendo não usar http ou link completo do direcionador, pois podem ocorrer do link sofrer alterações no navegador e consequentemente não ativar as Tag.
  • Mantenha no link somente os temos principal e tenha em mente que se houver o mesmo link em outros botões no site, eles também serviram como acionadores.
  • Terminando de preencher os dados, basta salvar tudo para finalizar.

Passo 4: Finalizando

Para finalizarmos, basta salvar todas as configurações realizadas enviar as atualizações clicando em “Enviar” na barra superior.

Enfim finalizado, basta realizar o Teste de tag do GTM para confirmar se tudo foi configurado de maneira correta.

Conclusão

Em Resumo WhatsApp como canal de comunicação para o seu negócio é uma ótima maneira de se conectar com seus clientes. Com o Google Tag Manager, é possível medir o impacto das suas campanhas de marketing no WhatsApp e usá-las como conversões de chamadas no Google Ads. O processo de configuração é simples e pode ser feito em apenas alguns minutos. Ao seguir as etapas acima, você poderá medir com precisão o sucesso de suas campanhas no WhatsApp e ajustar sua estratégia de marketing de acordo.

 

 

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